
Muitas vezes, a simples observação dos órgãos genitais e roupas íntimas, leva ao encontro de um corrimento, que pode significar que sua saúde não está bem.
Mas, nem sempre corrimento significa doença. Isto porque a vagina é composta por uma flora que contém bactérias, fungos, bacilos e outros microorganismos. Neste ambiente há produção de um conteúdo ácido, inodoro e claro, cuja função, é proteger contra infecções.
Quando a mulher está ovulando ocorre maior secreção ( clara e sem odor) para facilitar a fecundação . As meninas que usam anticoncepcionais, também podem apresentar uma secreção tipo muco mais espesso..É normal.
Mas, existem infecções genitais que causam vários tipos de corrimento.
As doenças mais frequentes são: a vaginose bacteriana; a candidíase e a tricomoníase.
1) candidíase(monilíase)
Tem como agente causador , na maioria das vezes , um fungo da espécie Cândida que em condições normais faz parte da flora vaginal. O problema é quando o meio vaginal se torna mais ácido, favorecendo a sua proliferação.
Sintomas: coceira vulvar, dor, inchaço, vermelhidão, ardor ao urinar e presença de corrimento branco semelhante a leite coalhado.Tem piora na fase pré-menstrual.
Tratamento: Fluconazol; Itraconazol ou Cetoconazol, podem ser associados a cremes intravaginais: nistatina; butoconazol2%; clotrimazol1%; Isoconazol1% e etioconazol.Também vale a pena, banhos de assento com bicarbonato de sódio: 30 a 60 g dissolvidos em 1l de água.
2)Vaginose Bacteriana
É uma doença caracterizada pela substituição dos lactobacilos normais da vagina, por bactérias anaeróbicas como a Prevotella sp.;Mobiluncus sp.;Gardnerella vaginalis e Mycoplasma hominis. Provoca um corrimento amarelado ou branco-acinzentado com odor forte.Este cheiro piora após o coito ou durante a menstruação.Também pode haver: dor durante a relação;ardor ao urinar e coceira.
Entretanto, 50% das mulherem não tem nenhum sintoma.
Na gestante pode levar a um trabalho de parto prematuro e rotura prematura de membranas.
Tratamento:Abstinência Sexual; comprimidos ou cremes vaginais contendo: Metronidazol;Tinidazol; Secnidazol; Clotrinazol. Evite o uso de alcóol até 24h após o tratamento.Não pode ser usado durante a gravidez.
3) Tricomoníase
É causado pelo parasita Trichomonas vaginalis tendo transmissão principalmente sexual.
Geralmente há um corrimento esverdeado ou amarelado ; bolhoso e fétido.Também é acompanhado por ardor ao urinar; dor durante as relações e coceira.
Também pode ser tratado com: Metronidazol;Tinidazol; Secnidazol.
4)Cervicites
Geralmente é decorrente de infecção pelas bactérias Neisseria e Clamídia. O meio de transmissão é sexual.
O principal problema está nas sequelas como, aderências e infertilidade.
Geralmente a manifestação é um corrimento amarelado purulento com odor fétido associado a dores na pelve.Mas atenção, nem sempre o corrimento está presente!
O tratamento pode ser feito com penicilina; doxiciclina; tetraciclina e cloranfenicol.O parceiro também deve ser tratado.
5)Outras condições e corrimentos crônicos
Menopausa: neste caso a falta de hormônio pode causar um ressecamento que acarreta irritação genital e coceira. O uso de cremes vaginais contendo estrogênios pode prevenir este sintoma.
Uso de sabonetes: antibactericidas; antifúngicos; uso de espermicidas; cremes lubrificantes e protetores diários de calcinha também podem caudar irritação. Isto provoca ardor , vermelhidão e coceira local.
Como prevenir:
-usar sabonetes íntimos, evitar os sabonetes com creme hidradante, antibactericidas e antifúngicos.
-dar preferência a roupas leves, como de algodão e que não apertem.
-lavar roupas íntimas com sabão de coco ou neutro e evitar: amaciantes e água sanitária.
-não usar protetor diário
-não fazer lavagens contínuas e internas (duchas vaginais): podem agredir a região genital e tirar a proteção natural.
-dormir sem calcinha (para a pele da região respirar).
Estas informações tem o objetivo de ajudar na identificação e prevenção destas doenças. Então, procure seu médico para maiores esclarecimentos. O tratamento precoce tem impacto positivo na saúde de todas as mulheres.
Beijos e até a próxima