quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sobre as feridas do colo uterino


Não há nenhuma dúvida de que o Papanicolau (citologia oncótica do colo uterino) é um exame importantíssimo e deve ser realizado uma vez por ano.O objetivo deste exame é a prevenção do câncer do colo uterino, um dos principais e mais frequentes causadores de mortalidade no Brasil.

Hoje vou falar sobre um achado comum neste exame,as "feridas" no colo uterino ou ectopia(nome correto).

Esta ectopia nada mais é do que o aparecimento do tecido glandular(normal),que reveste a parte interna do colo uterino, fora do seu local de origem,ou seja, na parte mais externa, em contato com a vagina.A causa mais provavel de seu aparecimento são as mudanças hormonais que as mulheres sofrem ao longo da vida.

O que acontece com este tecido?Como este tecido é mais sensível, ele não resiste as agressões naturais da vagina (acidez, presença de bactérias e traumatismo) e se transforma em tecido escamoso, o tecido externo, adaptado ao ambiente vaginal.A este processo denominamos metaplasia(um processo normal do organismo).

Quando a ectopia é extensa merece ser tratada porque este tecido é suscetível a infecções por bactérias tais como Clamídia ,Gonococo etc.E o HPV( principal agente do cancer de colo) gosta de infectar justamente o tecido metaplásico.

Como sintomas de" feridas" extensas ocorre um excesso de corrimento mucóide, dor ou sangramento durante as relações.

É importante realizar o tratamento correto, a eletro ou criocauterização.Seguido da aplicação de cremes vaginais cicatrizantes e antibacterianos .Durante o processo de cicatrização,cerca de 30 dias,é aconselhável evitar atividade sexual.

Então queridas leitoras, este é meu recado.

Espero ter contribuído para desmistificar as feridas do colo uterino e incentivá-las a prevenir algumas doenças ginecológicas .

11 comentários:

sabedoria disse...

EU TO COM UM PROBLEMA DE CORRIMNTO AMARELO E COCEIRA,TEM TRATAMENTO E MUITO GRAVE PODE SER FEIRDINHA NO UTERO?

sabedoria disse...

tenho um mioma de 4 cm tem que operar ou nao precisa?
quando eu mestruo vem muito igual morragia sofro muito com isso, mas ja estou com 48 anos ja estou entrando na menopausa, compensa operar agora.

sabedoria disse...

ter corrimento direto e prejudicial a saude?

sabedoria disse...

candidase tem um corrimento branco e pastoso?

sabedoria disse...

sinto um caroço na perna direita, o que pode ser?
gordura ou alguma coisa grave?
por favor quem souber me ajude tenho medo de ir ao medico.

sabedoria disse...

tenho um mioma de 4 cm tenho que fazer cirugia ou nao precisa?

Anônimo disse...

Hoje descobrir que tenho uma ferida no colo uterino, nunca tive relação sexual, como pode ter acontecido isso. tenho 37 anos.

Janeliz disse...

Boa noite Silvia Helena! Epa, que medo é esse de ir no médico aos 48 anos? Gostaria de te ajudar mas, quanto ao corrimento, só examinando mesmo para detectar qual o problema.E quanto ao mioma, realmente ele regride e em alguns casos até desaparece na menopausa.Tem indicação de tratamento cirurgico se causar muitos sintomas ou na falha de tratamentos medicamentosos.

Janeliz disse...

Sobre as feridas do colo uterino a causa pode ser uma alteração hormonal. Sendo assim é possível que você tenha uma ferida sem ter iniciado sua atividade sexual.

Unknown disse...

descobri que tenho uma ferida extensa no utero quero saber se pode ter sido causada pelo uso de citotec utilizado por medicos em meu parto que foi induzido durante trez dias

Janeliz disse...

Olá Luane Boa noite!
O citotec não causa ferida no colo uterino.