segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Dias de lua - Alimentos anti TPM

Cerca de 80% das mulheres já sofreram com os desconfortos da TPM em alguma fase da vida.
Os sintomas mais comuns são: inchaço; dor nas mamas; dor de cabeça; labilidade emocional; indisposição; depressão; cólica etc. Geralmente, tais sintomas antecedem a menstruação e desaparecem quando ela vai embora.
As causas estão associadas a distúrbios hormonais, a flutuação dos níveis dos hormônios ovarianos e sua influência nos sistemas neuroendócrinos.
Classificação dos tipos de TPM ( de acordo com os sintomas físicos e psíquicos) e algumas dicas de sobrevivência:
Tipo A
Predomina a ansiedade, irritabilidade e oscilações de humor.
Evite tomar decisões importantes e discutir a relação nesta fase.
Tipo C
Você abre a lata de leite condensado só para comer uma colherinha e, minutos depois, está raspando a lata.Ataca a geladeira sem medo de ser feliz.Não resiste a um chocolate.
Neste tipo predomina a compulsão alimentar.
Tipo D
Aqui o baixo-astral impera. As mulheres ficam deprimidas, choram facilmente, até um desenho animado pode provocar uma crise de choro.
Neste período só escute músicas animadas.
Tipo H
Principais sintomas: mamas doloridas e inchaço. A balança não colabora.
Adote roupas confortáveis, não adianta ficar brigando com o jeans o dia todo.Mude o foco, vá ao cabeleireiro , faça as unhas.
Apesar do incômodo, a vida pode e deve continuar. Os compromissos precisam ser cumpridos e a TPM tem que ser tratada.
Através da prática de exercícios físicos regulares, há liberação de endorfina e serotonina, levando uma sensação de bem estar.
Uma dieta equilibrada também ajuda a amenizar os sintomas.
É recomendado evitar: café; álcool e reduzir o consumo de doces e sal, o que aumenta a retenção de líquidos, piorando o inchaçoe as dores.
Aqui dicas para uma nutrição anti TPM:

1.Carboidratos Complexos- é o principal combustível do organismo.

Principais fontes: arroz; batata; mandioquinha; aveia; cereais; pães; milho e macarrão.

É recomendado o consumo de 4 colheres de sopa para o almoço . 1 ou 2 fatias de pão integral para o café da manhã.Caso queira perder peso, reestringir seu consumo após as 19h.

2.Ômega 3-tipo de gordura que combate cólicas, inchaços,alteração de humor e tem papel benéfico no combate as desordens depressivas.Também ajuda a combater espinha e melhorar a pele.

Fontes: Atum; salmão; sardinha; cavala; truta e semente de linhaça.
Quantidade-consumir peixe no mínimo 2 vezes por semana!

3.Gorduras poliinsaturadas -presente nas castanhas do para; de caju; nozes; avelãs e amêndoas, como são muito calóricas devem ser consumidas em pequena quantidade.

Tem como função combater o inchaço e a inflamação que leva as cólicas, também combatem as variações de humor. Atenção : não consumir se tiver gosto rançoso!

4. Cálcio: mineral que relaxa a musculatura e ajuda a evitar cólicas e insônia, além de fortalecer os ossos e minimizar a retenção de líquido.

Fonte: leite e derivados. É recomendado a ingestão de 2 a 3 copos de leite desnatado neste período.

5.Magnésio:mineral que atua em conjunto com o Cálcio.

Principais fontes: figo; aveia; beterraba; acelga; quiabo; alcachofra; espinafre; abacate; banana; peixe; ameixa e chocolate amargo.

6.Fibras-ajudam o intestino funcionar melhor, eliminando toxinas e substâncias nocivas que causam irritação,desequilíbrio hormonal e sobrecarga metabólica.

Fontes:frutas ;verduras e legumes, em geral.

7.Vitaminas do Complexo B

9.Água, muita água.
Se mesmo com todas estas medidas os sintomas ainda persistirem vale a pena procurar um médico e realizar um tratamento medicamentoso.
Os principais medicamentos que podem ser utilizados :certos tipos de anticoncepcionais orais de baixa dosagem; diuréticos(espironolactona); calmantes e antidepressivos.
Este tratamento deve ser realizado entre o 14 dia do ciclo até a menstruação.
Então é isso, espero que estas dicas sirvam de inspiração para você encontrar uma alimentação mais saudável!E viver melhor!
Beijos e Boa semana

2 comentários:

Alcinéia Cabral disse...

Adorei Dra!Gostaria que falasse sobre menopausa!

Janeliz disse...

Olá Alcinéia!Já estou preparando um artigo sobre menopausa,logo irei publicá-lo.Obrigada pela sugestão!