terça-feira, 31 de março de 2009

Cuidados pré e pós operatório


Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico é fundamental que você tenha conhecimento do diagnóstico e dos tratamentos disponíveis. Deve saber sobre sua reabilitação, e também, quais as complicações cirurgicas podem ocorrer.
No caso das cirurgias para miomatose uterina via abdominal, algumas explicações que podem ser úteis.
Em primeiro lugar, a histerectomia consiste na retirada do útero com ou sem o colo. Isto supõe a impossibilidade de ter filhos , assim como a ausência de menstruação. já a miomectomia, consiste na retirada do mioma preservando o útero ou seja, mantendo a possibilidade de gestação. A peça extirpada será submetida a estudo anatomopatológico.
De preferência, a incisão é realizada sobre a cicatriz anterior, se for possível ou, caso não tenha cicatriz, na região do baixo ventre.
Esta cirurgia necessita de anestesia ( geralmente, a raquianestesia) Este procedimento é avaliado pelo serviço de anestesia.
As complicações da intervenção cirúrgica podem ser:
Hemorragias - com a possível necessidade de transfusão sanguinea.
Infecções com a possibilidade de evolução febril.
Lesões de bexiga, uretra ou intestino.
Retenção urinária.
Fístulas.

Além de uma boa avaliação pré operatória pela equipe, é importante a realização de alguns exames de acordo com a idade da paciente e a existência de outras comorbidades. Por exemplo: hemograma, coagulograma, glicemia de jejum, eletrólitos, urina I e ECG.
O jejum deve ser realizadoem torno de 8 a 12 h antes da cirurgia.
Anticoncepcionais orais e medicamentos utilizados para reposição hormonal devem ser suspensos 30 dias antes da cirurgia. Antiinflamatórios também não devem ser utilizados nos 10 dias antecedentes a cirurgia.
A tricotomia deve ser realizada de preferência, no máximo, 2 horas antes da cirurgia.

Dentre os sintomas pós operatórios, podem ocorrer: vômitos, diarréia, distensão abdominal, constipação intestinal, dor abdominal, inchaço e coceira pelo corpo.
A dor pós operatória tem relação ao trauma orgânico e as variáveis psicológicas, tais como, o grau de ansiedade de cada um. Existem analgésicos potentes para o controle da dor.

Em geral, a resposta do organismo a cirurgia é catabólica tendo como objetivo mobilizar substratos com fins energéticos e de reparação tecidual.

Em relação aos curativos, é fundamental lavar a ferida operatória com água e sabão, mantendo-a limpa e seca.

Pode ser usado aerosóis tópicos que contenham anestésico, antipruriginoso e antibacteriano 4x ao dia durante 7 dias, em média.

É recomendado deambulação precoce, cerca de 24h após a operação.E também uso de meias elásticas, principalmente se existir o risco de trombose.

Retirar os pontos em média 7 a 10 dias após a cirurgia.
Esclareça todas as suas dúvidas, pergunte sempre ao seu médico antes de optar pelo tratamento cirurgico.



Nenhum comentário: