segunda-feira, 27 de julho de 2009

Prisioneira do intestino - a constipação intestinal na mulher





A constipação ou obstipação intestinal é um sintoma de mau funcionamento do sistema digestivo. Seu mecanismo é consequência de um trânsito intestinal lento ou dificuldade de saída das fezes. Esta disfunção acomete 30% da população ocidental sendo 3x mais prevalente nas mulheres do que nos homens. Também é comum entre os idosos.
Como ginecologista, tenho observado que se trata de uma causa comum de dor abdominal e desconforto durante a relação sexual.
O popular " intestino preso" costuma ser o resultado de hábitos alimentares e comportamentais inadequados tais como : o consumo insuficiente de fibras e líquidos; sedentarismo; dietas restritivas; o uso de certos medicamentos ou ainda, ser o resultado de certas doenças digestivas ( por exemplo - câncer de cólon ), metabólicas (diabetes, hipotireoidismo etc), neurológicas (miopatias e outras) ou psiquiátricas.
Para o diagnóstico deste problema é necessário preencher pelo menos dois dos seguintes critérios:
- Esforço para evacuar em mais de 25% das vezes
- Fezes endurecidas
- Sensação de evacuação incompleta
-Menos de 3 evacuações por semanas
-Estímulo evacuatório improdutivo, sem eliminação de fezes

Dentre os exames, podem ajudar no diagnóstico : hemograma; proteínas totais e frações; TSH; glicemia; cálcio ; pesquisa de sangue oculto nas fezes (indicado nos casos de sinais de alerta em indivíduos com mais de 50 anos ou história familiar de câncer de cólon); colonoscopia e outros.
Sinais de alerta para câncer de cólon : febre; perda de peso; sangue em mistura com fezes.

O tratamento mais eficaz é baseado nas mudanças comportamentais:
1) Dieta rica em fibras - vale a pena trocar os produtos elaborados com farinha refinada por produtos integrais ( pães e cereais), substituir os sucos artificiais por sucos de frutas naturais e parte das carnes ( como fonte de proteínas) por legumes.
Os probióticos presentes nos latícinios também melhoram a motricidade intestinal.
Abaixo acrescento uma tabela com a composição de fibras dos principais alimentos.
2)Ingestão abundante de líquidos
É recomendado cerca de 1500 ml/ dia ou 6 a 8 copos de água por dia.
3) Atividade física

4) Reeducação de hábitos
É importante o recondicionamento do reflexo evacuatório, ou seja, não negligenciar o reflexo/ estímulo evacuatório.

Tratamento medicamentoso
Este tratamento deverá ser individualizado pelo seu médico . Neste post, os principais medicamentos são citados de acordo com sua forma de ação. Nenhum deve ter uso prolongado.

1) Medicamentos incrementadores do bolo fecal - são as fibras alimentares, estas retem água, aumentando o volume fecal e assim, falicilam a evacuação. Devem ser usadas com líquidos.
Exemplos: Agar-agar; Biofiber; Metamucil; Muvinor; Plantaben; Plantax etc.

2) Lubrificantes - são substâncias oleosas naõ digeridas pelas enzimas humanas que facilitam o deslizamento das fezes.
Exemplo:Nujol; Purol; Laxol; Agarol etc.
3) Agentes osmóticos - "puxam" a água do sangue para as fezes facilitando sua eliminação. Como incovenientes estão o risco de flatulência e distensão abdominal .
Exemplos: Farlac; Lactulona; Leite de Magnésia de Phillips.

4) Laxantes - saõ substâncias que induzem a um baixo grau de inflamação intestinal o que estimula a sua motilidade. Geralmente causam cólicas abdominais.
Exemplos: Cáscara Sagrada; Sene; Tamarine; Tamaril: Dulcolax; Guttalax; Humectol; Lacto-purga, Naturetti
etc.

5) Enemas e supositórios - não devem ser usados de rotina.


Pois é, nem só de pão vive o homem. Dieta equilibrada e hábitos saudáveis são fundamentais para um bom funcionamento do intestino, refletindo no organismo como um todo, resultando numa melhor qualidade de vida.

3 comentários:

Alex e Vanessa disse...

Dra. acertou na mosca com esta matéria... muitas mulheres sofrem com este problema, e tendo uma matéria como esta para nos esclarecer algumas dúvidas é ótimo! Uma pergunta, iogurtes que contenham ameixa e/ou mamão também melhoram a flora intestinal para termos um bom funcionamento?

Janeliz disse...

Olá Vanessa tudo bem? Sim, sem dúvida os iogurtes ajudam no bom funcionamento do intestino.

Gastropediatraonline disse...

Olá, Janeliz!!!!

Como gastroenterologista infantil digo que esse também é um problema muito frequente entre as crianças e que nelas também leva a dores abdominais.

Um abraço,
Erika.