sábado, 18 de abril de 2009

Infecção do trato urinário

A infecção do trato urinário é a doença bacteriana mais comum nas mulheres.
Sabe aquela sensação de ardor ao urinar; desconforto em baixo ventre; cólica e aumento da frequência de micções ? Pode ser a manifestação desta infecção.
Esta doença pode evoluir para o comprometimento da bexiga e dos rins. Neste último caso, é acompanhada de febre, calafrios e dor lombar.
Sobre o surgimento desta patologia sabemos que o fator decisivo depende da interação entre os fatores de defesa do hospedeiro e a bactéria causadora desta doença. As mulheres, por terem o canal da urina mais curto, são mais predispostas a colonização bacteriana. E a maioria das bacterias responsáveis pelo desenvolvimento destas infecções fazem parte da flora perineal normal.
A Escheria coli é o agente patogênico mais comum. Outros: Enterobacter; Enterococcus; Proteus e Kleibsiella.
Aqui estão os principais fatores de risco:
1- Atividade Sexual: maior risco durante as 48 horas após o intercurso sexual.
2-Novo parceiro sexual no último ano.
3- Infecção urinária anterior.
3- Gestação: na gravidez ocorrem algumas alterações no aparelho urinário que predispõem a infecção urinária. É a infecção mais comum na gestante.
4- Idade: quanto maior a idade, maiores as chances de contrair infecção urinária. Isto ocorre devido a deficiência de estrogênio nas mulheres.
5-Diabetes
6-Corrimentos (vaginose bacteriana)
7-Uso rotineiro de antibióticos
Exames: urinaI ; urocultura.
Tratamento :A escolha do antibiótico, a dose e a duração do tratamento dependem do sítio da infecção e da presença ou ausência de fatores complicadores.


5 comentários:

Alex e Vanessa disse...

Dra eu tive essa infecção urinária no mês passado, algo que eu nunca havia tido, me assustei ao me deparar urinando sangue...corri no hospital pra verificar, e a médica me receitou um antibiótico que acabou com essa indesejável infecção. Eu comecei minha vida sexual a pouco tempo, por eu nunca ter tido pode ter sido causado por isso? Outra dúvida, o absorvente interno, eles são os causadores de infecção?

Unknown disse...

Dra Janeliz, gostei muito da matéria , " infecção urinária".
infecção urinária é um problema terrivel, que vez ou outra as mulheres estão com este "sofrimento", acredito que 99% pra não dizer 100%, já teve um problema deste tipo.
gostaria de saber se existe um preventivo.
Obrigada.
Arciléia

Janeliz disse...

Oi Vanessa, tudo bem? Então, apesar da vida sexual ativa ser considerada um fator de risco para as infecções urinárias não podemos dizer que ela foi a causadora da sua infecção. Esta doença aparece mais por um desequilíbrio entre seu sistema imune e a bactéria que, na maioria das vezes, faz parte da sua flora gastrintestinal.Os absorventes internos não causam infecção desde que sejam trocados com frequência. O mais importante de tudo isso é cuidar do seu sistema imune se alimentando bem, praticando atividade física e tendo um sono repousante.

Janeliz disse...

Olá Alcineia! O melhor tratamento preventivo para as Infecções urinárias é cuidar bem de seu sistema imune Isto pode ser feito através de uma alimentação saudável ( evite dietas restritivas); dormindo bem e praticando atividade física.

Anônimo disse...

Olá Dra., tenho 20 anos e já há alguns anos tenho coceira e vermilhão na vulva. por vezes também tenho corrimento. Além de uns altinhos num pequeno labio e na entrada da vagina. Já fui à médica, que me disse que era vulvovaginite. Tomei medicamentos, melhorou mas logo piorou. Ora melhora, ora piora. Tenho muito cuidado com a higiene. Me ponho buscando e só vejo cancer da vulva. parece ser a unica coisa a encaixar. Devo ir a outra médica? Não suporto mais isto.
Responda por favor
Obrigada