quarta-feira, 14 de abril de 2010

câncer de mama



Nunca se falou tanto de câncer como agora. Antes as pessoas temiam a hanseníase, a tuberculose..com a melhora do diagnóstico e tratamento destas enfermidades, hoje uma das doenças mais temidas, no contexto feminino, é o câncer de mama.
Já sabemos que os principais fatores de risco são:
A Idade: a incidência é maior após os 40 anos.
A história familiar: tanto do lado materno ou paterno, sendo mais significativa nos parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha). Nestes casos, as pacientes costumam ser mais jovens na época do diagnóstico.
Câncer de mama anterior
Algumas doenças benignas da mama
Fatores endócrinos: a idade da primeira menstruação; a menopausa; o número de filhos; a idade na primeira gravidez são fatores de risco relevantes.
Fatores ambientais: a incidência é maior nas nações industrializados como Europa e EUA.
Dieta: a dieta rica em gorduras, hipercalórica e o aumento de peso.
O álcool e o tabaco também podem exercer uma ação carcinogênica.
Podemos evitar alguns fatores de risco mas, não todos.
Em relação aos fatores de risco evitáveis, sabemos que uma dieta rica em alimentos anti oxidantes, reduz o dano celular minimizando a incidência destas doenças.
Alguns alimentos recomendados:
Peixes: atum; salmão; sardinha.
Carnes e ovos orgânicos.
Iogurtes contendo lactobacilus bifidus.
Frutas.
Leguminosas: couve flor; cenoura; brócolis; beterraba; espinafre; abóbora; tomate etc.
Gorduras: azeite de oliva; óleo de linhaça.
Cereais: pães multigrãos; arroz integral; quinoa; aveia; linhaça; centeio; cevada; leguminosas ( feijão, ervilha, grão de bico).
Nozes; avelãs; castanhas
Chocolate amargo
Vinho tinto; água filtrada; chá verde.
Infelizmente, nem todos os fatores são evitáveis e a doença pode se manifestar de uma hora para outra, sem nenhuma causa aparente.
Portanto, é de extrema importância a detecção precoce da doença. No estágio inicial, o tratamento é mais tranquilo e os resultados são melhores, sendo maior a chance de cura.
O auto exame das mamas e o exame clínico podem ajudar . Mas a Mamografia é o exame mais sensível para detecção da doença em estágios iniciais, passíveis de tratamento.
A Recomendação básica para realização da Mamografia, 1x por ano : a partir dos 40 anos ou nos casos com fatores de risco, a partir dos 35 anos na ausência de alterações ao exame físico.
O exame clínico das mamas deve ser realizado durante as consultas clínicas independente da idade da mulher. A necessidade da realização de outro exame complementar deverá ser avaliada pelo ginecologista.























Nenhum comentário: