sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pílulas Anticoncepcionais - aquela que serve para sua vizinha nem sempre é a melhor para você!



A pílula é o método anticoncepcional reversível mais utilizado em nosso país. Os mais eficazes contém dois hormônios sintéticos: o estrogênio e a progesterona - parecidos com aqueles produzidos pelos ovários da mulher.

O mecanismo de ação destas substâncias consiste em inibir a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso, dificultando a passagem dos espermatozóides.

Não é um método 100% eficaz e nem previne contra as doenças sexualmente transmissíveis.O índice de falha é 1 mulher grávida em cada 1000 mulheres no primeiro ano de uso.

Em relação aos tipos e a composição, o estrogênio usado é sempre o mesmo, o etinilestradiol (EE) numa dose entre 15 a 35 mcg. Associado ao EE temos diferentes tipos de progesterona. Também existem no mercado pílulas só com progesterona , estas são usadas de modo contínuo e não há menstruação. Cada tipo de progesterona tem um efeito adicional próprio e portanto, sua escolha deverá ser individualizada para cada mulher.

EE+ levonorgestrel: Microvlar; Ciclo 21; Level - aqui o progestágeno tem ação androgênica e pode causar acne; oleosidade da pele; excesso de pêlos devendo ser evitadas nas mulheres com estas características por outro lado, não há alteração da libido e raramente apresenta escape como efeito colateral.

EE+ desogestrel: Mercilom; Mercilom Conti; Gracial; Femina; Primera 20 e 30- Controla o peso e tem boa ação na pele.

EE+ Acetato de Ciproterona: Diane; Diclin; Selene; Artemidis- tem ação antiandrogênica mais potente ( melhora acne, oleosidade da pele e dos cabelos) mas pode levar a diminuição da libido. Geralmente são bem utilizados na Síndrome dos Ovários Policísticos.

EE+Drospirenona: Yaz; Yasmim; Elani ciclo- tem ação antiandrogênica e diurética sendo bem indicado nos casos de retenção de líquido.

EE+ Clormadinona- Belara: não altera a libido.

EE+ Gestodeno: Tamisa 20; Tamisa 30;Diminut; Ginesse; Gynera;Mirelle- regulam também a oleosidades da pele.


Pílulas com levonorgestrel- Cerazette; kelly; Micronor- devem ser usadas de modo contínuo sendo bem indicada para mulheres que sofrem com varizes.

Hoje os efeitos colaterias mais temidos como hipertensão e disturbios de coagulação são atenuados pelo uso da menor dose de estrogênio nos medicamentos.

As indicações de cada tipo de anticoncepcional devem atender as necessidades de cada pessoa, em cada fase de sua vida levando em conta seu quadro clínico.

Nenhum comentário: